A abertura oficial da campanha Junho Prata 2026 será realizada na próxima segunda-feira (15), às 8h30, nas dependências do Asilo São João Bosco, em Campo Grande.
Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, o evento marca o início das atividades voltadas à conscientização sobre os direitos da população idosa e ao enfrentamento da violência contra esse público.
A programação reunirá representantes de instituições, autoridades e membros da sociedade civil envolvidos na defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa. A iniciativa integra a campanha Junho Prata, realizada anualmente em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.
A campanha Junho Prata é promovida todos os anos para chamar a atenção da sociedade para as questões que envolvem a população idosa. O objetivo é reforçar a importância do respeito, da dignidade e da proteção dos direitos das pessoas com mais de 60 anos.
Durante o mês de junho, diversas ações de conscientização são realizadas em diferentes pontos da cidade. O evento de abertura no Asilo São João Bosco reúne autoridades e representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa.
A escolha do local para a abertura oficial, o Asilo São João Bosco, reforça o papel das instituições de longa permanência no cuidado e acolhimento dos idosos. A data de 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
