A seleção brasileira masculina de basquete garantiu vaga nas oitavas de final do Mundial Escolar de Basquetebol. A classificação veio após vencer a Arábia Saudita por 59 a 56, em uma partida disputada na Sérvia.
Com o resultado, o Brasil avançou de fase e segue vivo na competição. A equipe encerrou a fase de grupos na segunda colocação do Grupo E, somando cinco pontos. Na estreia, o time venceu a Índia por 110 a 46. Depois, perdeu para a Alemanha por 77 a 58. Nesta terça-feira (16), venceu os sauditas e confirmou a classificação.
O próximo adversário será Taiwan, que chega às oitavas com campanha perfeita, com três vitórias na fase de grupos. A partida está marcada para esta quinta-feira (18).
O Mundial Escolar reúne delegações de 31 países dos cinco continentes entre os dias 13 e 22 de junho. Na categoria masculina, a equipe sul-mato-grossense é a única representante do Brasil na competição.
Treinado por Hugo da Costa, o time é formado por atletas do projeto Porãbask “Os Meninos do Terrão”. A iniciativa começou em uma quadra de terra batida na fronteira entre Brasil e Paraguai e se tornou referência em inclusão social e desenvolvimento esportivo.
A delegação brasileira tem 12 jogadores, sendo nove naturais de Ponta Porã. Todos representam o país pela Escola Estadual Professor Adir Teixeira de Oliveira.
A vaga para o Mundial foi conquistada após a equipe vencer o Campeonato Brasileiro Escolar, em 17 de abril. Na decisão, os sul-mato-grossenses derrotaram a seleção de São Paulo e garantiram o direito de representar o Brasil no principal torneio escolar da modalidade.
Embora a notícia principal seja sobre o basquete escolar, outras equipes de Mato Grosso do Sul também têm se destacado em competições nacionais. Um time de futsal do estado, por exemplo, venceu na prorrogação e avançou às quartas de final da Liga de Futsal. Além disso, um clube de Aquidauana busca o acesso que pode colocar dois times da cidade na elite do futebol sul-mato-grossense.
