25/06/2026
Top Sul Noticias»Insights»Inep prorroga prazo para pedir isenção do Enem

Inep prorroga prazo para pedir isenção do Enem

O Inep prorrogou o prazo para os estudantes pedirem isenção da taxa de inscrição do Enem.

A solicitação pode ser feita até o dia 30 de abril pela internet, no site do órgão.

A medida atende alunos que se enquadram nos critérios de isenção, como aqueles de baixa renda ou em situações previstas em edital.

O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo usado por universidades públicas e privadas para seleção de candidatos.

A prorrogação do prazo visa dar mais tempo para que os interessados realizem o pedido e não percam a oportunidade de participar do exame sem custos.

Além da isenção, os candidatos também podem justificar ausência em edições anteriores para garantir o benefício.

O Inep recomenda que os estudantes verifiquem atentamente as regras no edital do Enem 2025 antes de fazer a solicitação.

A solicitação de isenção é feita exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep. O estudante deve informar dados pessoais e, se for o caso, anexar documentos que comprovem a condição.

Após o período de solicitação, o Inep divulga o resultado e, se aprovado, o participante fica automaticamente isento da taxa de inscrição.

O Enem 2025 ainda não tem data de prova divulgada, mas o edital com todas as informações deve ser publicado nos próximos meses.

A isenção da taxa é uma forma de garantir que estudantes de menor poder aquisitivo possam participar do exame sem custos financeiros, contribuindo para a igualdade de oportunidades.

Vale lembrar que solicitar a isenção não garante a vaga no exame; o participante ainda precisa se inscrever normalmente após o resultado da isenção.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeioda

Ver todos os posts →