A tenista Iva Jovic começou sua campanha no Madrid Open com uma vitória por sets diretos sobre Magda Linette. Fora desse resultado, a americana vem mostrando boa forma ao longo de 2026. Ela também teve destaque no circuito da WTA nesta temporada, chegando às quartas de final do Australian Open e às semifinais em Charleston.
Em entrevista ao Tennis Channel, Jovic falou sobre quais jogadoras experientes mais a apoiaram desde que entrou no circuito. “Eu diria que as americanas são muito solidárias. Jess [Pegula], Maddie [Keys], Coco [Gauff] — nem acredito que estou chamando a Coco de veterana. Ela tem 21 anos, mas parece que já joga há muito tempo”, disse Jovic. “Todas são muito legais. Temos uma boa camaradagem ali. Até a Magda [Linette] de hoje, tenho um bom relacionamento com ela.”
Jovic enfrentou Pegula duas vezes nesta temporada, mas ainda não conseguiu uma vitória contra ela. Ela também ainda não enfrentou Gauff no circuito.
Jovic chega ao Madrid Open como cabeça de chave número 16, o que lhe dá certa folga no início, mas o sorteio não foi favorável depois disso. Sua próxima adversária é Leylah Fernandez, marcando o primeiro confronto entre elas. Fernandez avançou à segunda rodada após vencer Julia Grabher. A canadense está perto de retornar ao top 20 da WTA, ajudada por vitórias recentes sobre Alexandra Eala e Zeynep Sonmez.
Se Jovic passar por Fernandez, provavelmente terá que enfrentar Iga Swiatek na quarta rodada. Swiatek voltou a apresentar bom desempenho sob o comando do novo técnico Francisco Roig e continua sendo uma força no saibro.
