O motorista Antônio Luiz Castanho, de 23 anos, foi condenado a 4 anos de reclusão pelo atropelamento de um motociclista na Avenida Senador Antônio Mendes Canale, no Bairro Pioneiros, em Campo Grande. O crime ocorreu em 2 de fevereiro de 2023, após uma discussão entre os dois condutores por causa de “fechadas” no trânsito. A sentença foi anunciada nesta quinta-feira (21), durante julgamento no Tribunal do Júri.
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, o atropelamento aconteceu por volta das 12h20, depois que o réu manobrou a caminhonete de forma imprudente. No boletim de ocorrência registrado na época, a vítima afirmou que discutiu com Antônio para tirar satisfação sobre as fechadas e chegou a empurrar o retrovisor do veículo.
Após a briga, o motociclista seguiu pela avenida até um semáforo. Enquanto esperava, ouviu o barulho da caminhonete vindo atrás e, segundos depois, foi atropelado. Segundo o relato da vítima, para não ficar debaixo do carro, ele se segurou no para-choque e só conseguiu se soltar quando a motocicleta ficou presa sob a roda do veículo.
Ainda conforme o empresário, enquanto era arrastado, ele gritava para que Antônio parasse. Depois de arrastar a moto por alguns metros, o réu engatou a marcha à ré, se livrou do veículo e passou por cima da motocicleta. Em seguida, fugiu do local.
A vítima foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada à Santa Casa de Campo Grande com múltiplos traumas. Antônio foi denunciado por homicídio simples na forma tentada. O Ministério Público afirmou que o crime foi cometido por motivo fútil. No banco dos réus, Antônio foi condenado a 4 anos de reclusão, com cumprimento inicial da pena em regime aberto.
