A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) divulgou um ranking que aponta os municípios do estado que mais valorizam os professores. O levantamento também serve como uma cobrança pelo cumprimento da legislação nacional sobre o piso salarial da categoria.
A entidade tornou pública a relação dos municípios de Mato Grosso do Sul quanto ao cumprimento da Lei do Piso Nacional para os professores do Magistério nas redes estadual e municipais. De acordo com a FETEMS, todos os municípios que aparecem na publicação e apresentam valor inferior a R$ 5.130,63 não estão cumprindo integralmente a Lei nº 11.738/2008, que instituiu o Piso Salarial Nacional.
A FETEMS e os 74 SIMTEDs cobram que os prefeitos que ainda não cumprem o piso dos professores, não respeitam a carreira da categoria e o direito a um terço de hora-atividade negociem e cumpram o que determina a lei a partir de 1º de janeiro de 2026. A sociedade também é chamada a cobrar que os gestores municipais valorizem a escola pública e respeitem a legislação.
Com a publicação do ranking, a FETEMS e os sindicatos esperam que os gestores públicos se conscientizem da importância da valorização dos profissionais da Educação para a melhoria da qualidade do ensino público. A entidade reitera a cobrança pelo cumprimento, por parte dos municípios, da Lei nº 15.388/2026, do Plano Nacional de Educação, especialmente das metas 17 e 18. Essas metas preveem a valorização dos profissionais do Magistério das redes públicas de Educação Básica, com o objetivo de equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente.
A FETEMS defende que a qualidade da educação pública passa também pela valorização profissional dos professores.
