O governador Eduardo Riedel (PP) nomeou Ana Carolina Ali Garcia como nova desembargadora do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Ele destacou o currículo da advogada durante anúncio feito em evento na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
“A Ana tem uma carreira muito sólida na advocacia. Ela foi escolhida pelo perfil, pela história de vida e pelo currículo. Tenho certeza que o Tribunal de Justiça vai ganhar uma desembargadora extremamente eficiente, com senso de justiça muito grande para solucionar conflitos no Estado. Ganha o Estado, ganha o Tribunal de Justiça”, afirmou Riedel.
A vaga é do chamado Quinto Constitucional, mecanismo previsto no artigo 94 da Constituição Federal que reserva parte das cadeiras dos tribunais para integrantes da advocacia e do Ministério Público. O governador elogiou o processo de escolha, que teve etapas na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), que definiu seis nomes, e no TJMS, que votou a lista tríplice. O documento foi enviado ao governador, a quem cabia a decisão final.
“Quero parabenizar tanto a OAB quanto o Tribunal de Justiça porque os três da lista tríplice são profissionais altamente qualificados, com histórias pregressas que chancelam os nomes deles”, disse Riedel.
Os mais votados foram Ana Carolina Ali Garcia (30 votos), Silmara Salamaia Gonçalves (18 votos) e Ewerton Araújo de Brito (18 votos). Ana Carolina é ex-procuradora-geral do Estado. Ela deixou o comando da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) em abril para disputar a vaga.
A advogada é graduada em Direito na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), pós-graduada em Direito Tributário pelo Ibet (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários) e cursou MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, ministrado parcialmente em Londres, na Inglaterra.
